ATLETAS FAB

FAB forma 40 Sargentos Técnicos em Esporte

Os novos atletas militares são das especialidades: Atletismo, Badminton, Canoagem, Ciclismo, Jiu-Jitsu, Judô, Natação, Paraquedismo, Tiro com Arco, Tiro Esportivo e Triatlo
Publicada em: 16/02/2024 15:18
Imprimir
Fonte: CDA, por Tenente Daniele Jacovetti
Edição: Agência Força Aérea

A Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA) realizou, no dia 02/02, a cerimônia militar de conclusão do Estágio de Adaptação de Praças (EAP) no Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro (RJ), e foi presidida pelo Chefe da Divisão de Desportos Militares da CDA, Tenente-Coronel Aviador Fábio José da Silva Queiroz.

Durante a solenidade, os 40 atletas da Turma Zênite, agora Sargentos da Força Aérea Brasileira (FAB), realizaram o compromisso à Bandeira Nacional. Em seu discurso, a oradora da turma, a Sargento Sofia Gelatti, da modalidade triatlo, agradeceu a toda CDA e em especial aos instrutores do Estágio, pela oportunidade e dedicação em instruir e ensinar. “Todos os ensinamentos iremos levar para dentro das quadras, pistas, estradas e tatames, e este sonho de pertencer às Forças Armadas vem sendo cultivado muito antes dos editais. Estar aqui hoje aquece nossos corações, cada um sabe o quanto batalhou para chegar aqui”, disse a atleta militar.

O Tenente-Coronel Aviador Queiroz parabenizou os 40 novos Sargentos e proferiu algumas palavras para encerrar a cerimônia. "Me orgulho em dizer que hoje a Comissão de Desportos da Aeronáutica entrega a Força Aérea Brasileira, não só excelentes atletas, mas militares prontos para o combate. Agora vocês fazem parte de um Força vibrante e coesa, que possui uma riquíssima história. Tenham orgulho de pertencer, vestir esse azul e de poder servir seu país através do desporto”, disse o Chefe da Divisão de Desportos Militares da CDA.

O EAP teve a duração de duas semanas, com atividades e instruções militares, onde os atletas tiveram instruções de regulamentos, História da FAB, instrução teórica e prática de Tiro, palestra com o tema Antidopagem, exercício de campanha, entre outras instruções. 

A Sargento Wellyda Queiroz Rodrigues, da modalidade de ciclismo, foi eleita pelos instrutores e companheiros de turma como Destaque Militar, pela sua conduta militar, zelo, responsabilidade e elevado espírito de corpo.

Os novos Sargentos representarão a FAB pelas modalidades: Atletismo, Badminton, Canoagem, Ciclismo, Jiu-Jitsu, Judô, Natação, Paraquedismo, Tiro com Arco, Tiro Esportivo e Triatlo. Uma novidade desta turma foi a abertura de vaga para a modalidade Jiu-Jitsu, que agora faz parte das modalidades militares. Agora, a FAB possui mais de 150 atletas do Programa de Atletas de Alto Rendimento, que representarão a Força Aérea e o Brasil em competições nacionais e internacionais. 

Fotos: Tenente Danielle Jacovetti e Sargento Brandão / CDA

imagens/original/46856/fim_eap_(2).JPG
imagens/original/46856/fim_eap_(3).JPG
imagens/original/46856/IMG_0065.jpg
imagens/original/46856/IMG_0104.jpg
imagens/original/46856/IMG_0357(1).jpg
imagens/original/46856/IMG_0425.jpg
imagens/original/46856/IMG_2827.jpg
imagens/original/46856/Visita_dos_atletas.JPG